segunda-feira, 9 de março de 2020

"POEROTISA" NA BROWN UNIVERSITY/UFRGS

Saiu na Revista "Brasil Brazil" a resenha do meu livro "Poerotisa" (2019) escrita pela admirável e respeitada Eliane Marques, poeta, ensaísta e diretora responsável pela Escola de Poesia. A Revista "Brasil Brazil" é uma Revista de Literatura Brasileira / A Journal of Brazilian Literature das Universidades BROWN UNIVERSITY, UFRGS e ASSOCIAÇÃO CULTURAL ACERVO LITERÁRIO DE ÉRICO VERÍSSIMO que publica ensaios sobre Literatura Brasileira e Literatura Comparada enfocando a Literatura Brasileira, bem como resenhas, entrevistas com escritores, traduções para o inglês e inéditos de poesia e prosa de autores brasileiros. Deixo aqui o link de acesso https://seer.ufrgs.br/brasilbrazil/issue/view/3878 e o parágrafo da resenha que encerra esse belíssimo texto que me enche de orgulho e me dá a certeza de que esse é o caminho! Encerro também meu processo com esse livro, porque outros projetos me chamam e eu vou!

" Poerotisa é leito em que Ana se deita e do qual se levanta sem a máscara de silenciamento dos que nos quiseram ANAstácias, conforme assinala a artista e escritora de São Tomé e Príncipe Grada Kilomba, referida indiretamente pela poeta em “Mimimi”. Ana come as palavras que nos foram frutos proibidos (e não estou me referindo à Bíblia) e as cospe poemas." Boa leitura!

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA MULHER NEGRA, MEU CORPO, MINHA VOZ NO FORA DA ASA

A VIDA PEDE PASSAGEM - ATO CONTRA O FEMINICÍDO (#MargôPresente)





FESTIVAL RASTROS DO VERÃO


 PADULA LIVROS ( os escritores Marlom Pires de Almeida, Ana Dos Santos, Natália Pagot Xavier e Marcelo Martins da Silva)




SARAU VILA SAPO




SARAU DE VERÃO GENTE DE PALAVRA



COLETÂNEA “KUTANGA” 
A NOVA  POÉTICA  AFRICANA  DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Editora Òmnira traz para o cenário literário dos PALOP-Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, a coletânea poética “Kutanga”, que em kikongo quer dizer: LER, obra essa que abrirá o ano da parceria entre a UBESC-União Baiana de Escritores/Brasil e o Movimento Literário Kutanga/Angola, com a participação de 13 poetas negros de países como: Angola -Azul Fenix, Eduardo Tchandia, Flora Salvador Tito e Wende Bocado; Brasil – Ana dos Santos, Delma Gonçalves, Glória Terra, Jovina Souza, Roberto Leal e Valdeck Almeida,Cabo Verde–Moustafa Assem, Moçambique-Pedro Alfredo Ferro; São Tomé e Príncipe -Carlos Cardoso. 

Confira a reportagem completa aqui: https://projetoentrelinhas3.blogspot.com/p/kutanga-novapoetica-africana-de-lingua.html?spref=fb&fbclid=IwAR3C7BQMCyQOluSoZeTrwhgP54EHXayjKFTt5rLDS5dNobDy38kaDEWB5ic

Viramos notícia no Jornal Tribuna da Bahia!




RESENHA DO RAÍZES 2 - RESGATE ANCESTRAL (LITERATURA RS)


(...)  A semelhança disso com o que conta a professora de literatura, mestranda e poetisa Ana dos Santos, no livro Raízes: Resgate Ancestral, não é mera coincidência. Dar voltas e voltas no chão, voltas e voltas no tempo, pisando sobre a própria história, ao redor da representação simbólica da mãe natureza, a árvore. A árvore do esquecimento. Aquela para a qual a poetisa volta, em sonho, fazendo o caminho inverso.
Eu não esquecerei.
E não vou deixar que esqueçam!

Confira mais no link do Literatura RS: https://literaturars.com.br/2020/02/19/maiara-alvarez-nao-vou-deixar-que-esquecam/?fbclid=IwAR2XzOnX_A020UF-85U2PAXun-FVyxyxlVqoBnLc3LBvji4xdYiXeeNTI24





Nenhum comentário:

Postar um comentário