terça-feira, 4 de novembro de 2014

BREVE HISTÓRIA DA LITERATURA ERÓTICA
SÉCULO XX
Manual de Civilidade destinado às Meninas para uso nas escolas - Pierre Louÿs
Trois Filles de Leur Mére (1926) - Pierre Louÿs
O Amante de Lady Chatterly (1928) - D.H. Lawrence - Impresso confidencialmente em Florença, não foi impresso no Reino Unido até 1960. Lawrence acabou considerando enternecer seu livro, e fez alterações significativas  no manuscrito original a fim de fazê-lo palatável aos leitores. Foi publicado em três versões diferentes. A publicação do livro causou um escândalo devido a suas cenas explícitas de sexo, palavras obscenas e talvez particularmente porque os amantes eram um homem da classe trabalhadora e uma mulher burguesa.
História do Olho (1928) - Georges Bataille
Trópico de Câncer (1934) - Henry Miller - Tanto em 1928 quanto em 1929, passou diversos meses em Paris com sua segunda esposa, June Edith Smith (June Miller)). Se mudou sozinho para Paris no ano seguinte, onde morou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial. Ele viveu em condições precárias, dependendo da benevolência de amigos, tais como Anaïs Nin, que tornou-se sua amante e financiou a primeira impressão do Trópico de Câncer. O livro sofreu dificuldades de distribuição, sendo banido em alguns países sob a acusação de pornografia.  A maior parte de sua obra gira em torno de sua segunda esposa June Mansfield. Em especial a trilogia Crucificação Encarnada:
Sexus, Plexus, Nexus: Sexus [Crucificação Encarnada vol. 1 // Livro Primeiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1949. Plexus [Crucificação Encarnada vol. 2 // Livro Segundo da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1953. Nexus [Crucificação Encarnada vol. 3 // Livro Terceiro da Rosa-Crucificação (Portugal)], 1960.
    Uma de suas amantes foi a escritora Anaïs Nin. Há um filme ficcional sobre o período da vida em que eles se conheceram,Henry e June, baseado nos diários de Anaïs.
A história de O (1954) - Pauline Réage/Anne Desclos
Lolita (1955) - Vladimir Nabokov
Ada ou Ardor (1969) -  Vladimir Nabokov
Mulheres (1978) - Charles Bukowski
Delta de Vênus (1978) - Anaïs Nin - Prostitutas que satisfazem os mais estranhos desejos de seus clientes. Mulheres que se aventuram com desconhecidos para descobrir sua própria sexualidade. Triângulos amorosos e orgias. Modelos e artistas que se envolvem num misto de culto ao sexo e à beleza. Aristocratas excêntricos e homens que enlouquecem as mulheres.
Pequenos Pássaros (1979) - Anaïs Nin - Foi discípula das descobertas psicanalíticas e precursora do feminismo e da revolução sexual. As relações sexuais e amorosas são o fio condutor de todo seu trabalho.
The Bicycle Rider (1985) - Guy Davenport
Elogio da Madastra (1988) - Mário Vargas Llosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário