sexta-feira, 24 de outubro de 2014

BREVE HISTÓRIA DA LITERATURA ERÓTICA III
Portugal
Bocage - Mestre incomparável do Soneto, nele verteu Bocage uma infinidade de temas, mas são os amorosos e os satíricos aqueles que melhor revelam a sua extraordinária sinceridade;...transmitindo uma volúpia toda feita de sensualidade que desliza para a libertinagem. Conheceu ao longo da vida toda a casta de amores, que tão depressa o levavam ao delírio, como o deixavam tombar na mais abjecta prostração. Foi o libertino que cultivou e cantou até à saciedade o amor carnal, feito da efemeridade do prazer sensual, do beijo-raiva, da luxúria, da frustração.
Brasil
Gregório de Matos Guerra - "Boca do Inferno" - Desenvolve uma  poesia corrosiva, erótica (quase ou mesmo pornográfica). Traduz em sua poesia a alma popular dos mercados, bares, salões, do cais do porto, dos cabarés e dos prostíbulos, ao mesmo tempo que vivencia um prazer quase sádico na descrição da sexualidade das baianas.
Inglaterra
A ascensão e popularidade dos romances providenciou um novo meio para a literatura erótica. Um dos livros mais famosos foi "Fanny Hill'- Memórias de uma Mulher de prazer de John Cleland. Este livro estabeleceu um novo padrão em promiscuidade literária e tem sido muitas vezes adaptado para o cinema do século XX.
França
"Life Curtain or Laura's Education" - escrito pelo conde de Mirabeau sobre a iniciação sexual de uma jovem com seu pai.
"O Sofá" - Crébillan Fils
"Teresa filósofa" - Anônimo
fontes de pesquisa: Wikipedia,  Maria Antónia C. Mourão, Maria Fernanda P. Nunes e Ignácio Camillo Álvares Navarro

Nenhum comentário:

Postar um comentário